terça-feira, 19 de março de 2013

PILARES DA FAMÍLIA


CULTO DA VITÓRIA
12/03/13
Pr. Jeová de Aquino


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127: 1)
A família está firmada em quatro pilares que são: Deus, o amor, o reconhecimento e a comunicação. Através destes três pilares como veremos que o conceito de que “sou o bom”, não existe, pois, sem a edificação do Senhor todo o trabalho é vão.
Primeiro Pilar de edificação – Deus: ninguém consegue viver sem Deus, até o ateu vive as custas de Deus, a pior coisa que um ser humano pode fazer na vida é não admitir que precisa de Deus, todo ser que respira precisa de Deus, é Ele quem cuida de todas as coisas.
A base mais importante de uma família é Deus, se Ele não estiver presente na família, a mesma está fadada a ruína. Quantos casamentos estão sendo desfeitos pela falta de Deus? Por qualquer motivo, os casais tem se separado, quando se decidiram casar, foram até a igreja para pedir a benção de Deus, mas na hora de se separar, simplesmente procuram um advogado para desfazer o enlace matrimonial.
Quem deseja ter sucesso na vida, precisa ter Deus, quem quer cura precisa da mão poderosa de Deus, quem quer libertação precisa clamar a Deus, tudo é Deus, Ele tudo pode, Ele fez tudo sozinho, e se Ele não edificar a casa, a casa será construída sobre a areia que a qualquer momento irá desabar.
Segundo Pilar de edificação – Amor: a referência de amor não é o que está nos filmes ou novelas, pois, são contos de pura falsidade, não serve como parâmetro de referência. Nossa referência é a palavra de Deus.
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela;" (Efésios 5: 25)
A palavra de Deus ensina como o marido deve amar sua esposa, este amor é comparado com o amor de Cristo pela igreja, Ele amou a igreja não com falsidade, foi com um amor verdadeiro e incondicional, sua entrega foi total.
Terceiro Pilar de edificação – Reconhecimento:esposas reconheçam as qualidades de seu esposo, pois, se você não reconhecer, não tenha dúvida que as “periguetes” que estão na rua vão acabar reconhecendo aquilo que você tem desprezado.
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." (II Reis 4: 1)
Esta viúva deu testemunho de seu marido mesmo após sua morte, ela tinha convicção de quem era seu marido, embora ele tivesse sido sepultado, ela foi de encontro ao profeta afirmando que seu esposo era servo e temia ao Senhor. O marido desta mulher, não vivia as custas dela, como hoje vemos muitos homens se encostando na mulher, esperando que as promessas de Deus se cumpram em sua vida deitado num sofá enquanto a mulher trabalha.
Reconheça os esforços daqueles que estão a sua volta ainda que seja com simples gestos como um abraço, um agradecimento, é necessário falar, tem que elogiar, dar valor aqueles a quem amamos, isso é reconhecimento.
Quarto Pilar de edificação – Comunicação: a medida que o tempo passa, a comunicação entre as pessoas tem piorado cada vez mais, embora os meios de comunicação tenham crescido, nunca vimos tanta frieza nos relacionamentos inter-pessoais.
A comunicação avançou e hoje temos a nossa disposição tecnologias que com apenas um click todas as informações que desejamos estão à nossa disposição, mas dentro de muitos lares esta comunicação está corrompida, as famílias não conseguem se comunicar entre si.
Quando Adão e Eva estavam no jardim do Édem, todo finalzinho de tarde, o Senhor visitava e aquela família e eles eram abençoados pela presença constante de Deus, mas no dia em que desobedeceram, o pecado entrou em suas vidas, e quando Deus procurou Adão e Eva como de costume, eles tinham se escondido, porque deram ouvidos a “pessoa” errada.
"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59: 2)
Quando a pessoa está em pecado, o medo vem e a pessoa foge de Deus, da igreja, ela perde a comunhão, elas se escondem porque estão em pecado.
Deus  já mais se esquece de nós, Ele está sempre a nossa procura, assim como Ele fez quando Adão e Eva pecaram, Deus chamou por eles.
"E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" (Gênesis 3: 9)
Hoje o Senhor te chama pelo nome e lhe pergunta onde estás? Ele quer ser o Senhor de sua casa, Ele está te procurando, Ele quer te trazer de volta para o jardim. Onde está você agora? O Senhor quer conversar contigo. Você quer que o Senhor seja o Senhor da sua vida? Ou prefere continuar da maneira que você tem vivido?
Deus quer te restituir, de tudo o que perdido foi, Ele deseja mudar a sua história, Ele deseja fazer morada em seu coração, mas para isso, você precisa convidá-lo para entrar em sua vida. Pense nisso e tome uma atitude!!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

PERDÃO



Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!


A TRINDADE, para nos salvar, tinha de perdoar-nos por nossas ofensas.

Ofensa é o peso emocional da falta.

Um amigo rouba o outro. O roubo em si é um crime, entretanto, o fato, por ter sido levado a efeito por um amigo, tem uma conotação emocional que não pode ser indenizada, é a isso que se chama de ofensa, pois, é de cunho emocional e só se resolve com perdão.

Independente da questão financeira ter sido resolvida, se a pessoa prejudicada não perdoar o amigo (porque resta a questão emocional: a pessoa, ao roubar, lesou ao amigo que nela confiava) não haverá forma de se reatar qualquer nível de comunhão.

Quando a humanidade rompeu com o DEUS, mais do que quebrar a lei, traiu ao CRIADOR, o que gerou uma ofensa que, por definição, não pode ser indenizada, só pode ser perdoada.

E esse foi o primeiro ato divino: perdoou-nos por nossas ofensas.

Se a TRINDADE, primeiro, não tivesse nos perdoado por nossas ofensas, nada poderia ser feito em nosso favor. Portanto, se fossemos colocar tal gesto, como expresso por frases, diríamos que a primeira frase que o DEUS proferiu foi: haja perdão!

Porque disse: haja perdão! Disse: haja cruz! Porque disse: haja cruz! Valeu a pena dizer: haja luz!

Meditação: O primeiro movimento da TRINDADE em nosso favor, foi o de nos perdoar por termos traído Àquele que, por criação, nos permitiu o privilégio de nele existir. Sem esse perdão não haveria sentido em nos salvar.


Oração: Grato PAI, por nos terdes perdoado pela ofensa que vos fizemos por nossa traição. E reconheço que toda a vez que peco, primeiro, vos ofendo, por vos atraiçoar, pois sois o DEUS de toda a criação, a quem tudo devo, e a quem jamais deveria desobedecer. Grato por esse perdão que providenciou a cruz e que sustenta a nossa comunhão.



Conheça e contribua para o Ministério Digital do pastor Ariovaldo Ramos









Min. Pr. Jeová de Aquino

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More