quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos

No tempo do reinado do rei Dario, mais especificamente no segundo ano de seu governo, veio a Palavra do Senhor ao profeta Ageu. O conteúdo da mensagem era

grave, pois o povo de Judá havia esquecido a Casa do Senhor, para se voltar para o seu próprio conforto. Enquanto o Templo de Deus estava precisando de uma reforma, o povo se abrigava em suas casas bem construídas (Ag 1.4). As coisas de Deus eram deixadas de lado.

A falta de zelo pelas coisas de Deus traz-nos desconfortos espirituais e materiais

Ao observar o desprezo pelo Templo do Senhor, o Eterno levantou Ageu para repreender os culpados e cobiçosos dentre o seu povo. “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos” (Ag 1.5). Quer dizer: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram” (Bíblia Nova Versão Internacional).
Embora houvesse da parte dos rebeldes investimentos consideráveis em sua terra, a falta de zelo pelas coisas de Deus trouxe-lhes vários desconfortos: colheita escassa, pouco alimento sobre a mesa, água minguada para beber, carência de roupa para vestir e parco dinheiro para comprar e investir (Ag 1.6).
Ainda assim, o povo não entendia que deveria voltar-se para Deus. Semelhantemente aos dias de Ageu, muitos cristãos, hoje, depreciam o que é de Deus, para buscarem seus próprios interesses. Seus corações andam flertando  com o mundo. Por isso, lembremo-nos da advertência de Tiago: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” (Tg 4.4).
Nestes últimos dias, quantos de nós não andamos afanosos, buscando coisas dispensáveis? Fazemos reflexões cuidadosas? Não! Acabamos contraindo dívidas que poderiam ser evitadas. E, nesse caminho, percebemos que o nosso dinheiro torna-se escasso; nossa comida racionada; nosso conforto minado; nossa espiritualidade comprometida.
Diante de um cenário tenebroso como nos dias de Ageu, vale tomarmos de empréstimo as sábias palavras do Senhor e concretizá-las em nossas vidas: “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos” (Ag 1.5). Só assim poderemos desfrutar de dias melhores!
Casado. Serve a Cristo como diácono na Igreja Batista Missionária Kadosh, em Recife - PE; é blogueiro evangélico desde abril de 2010; cursa Teologia (bacharelado livre). No âmbito secular e profissional, é professor, pedagogo e pós-graduado em Coordenação Pedagógica.
                             https://www.gospelprime.com.br/

Min. Pr. Jeová de Aquino

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More